O que você aprende ao fazer psicoterapia?


Por: Antonio
Categorias:
O que você aprende ao fazer psicoterapia?
Embora a Psicologia e a Psicanálise não seja uma Pedagogia nem tenham os mesmos objetivos; as experiências que o sujeito experimenta em um processo psicoterápico/analítico produzem conhecimento, aprendizagem e saber sobre si. E não é o psicoterapeuta ou analista quem o ensina. Isso torna o saber pessoal mais efetivo e autêntico.
Dito isto, o que se adquire de conhecimento em um setting terapêutico? Ao menos cinco pontos são dignos de nota por sua incidência clínica e por serem presentes em diversas abordagens clínicas.O primeiro aprendizado no tratamento psíquico é a mudança de perspectiva. Os problemas, razões do sofrimento e embaraços que causa perturbação, é compreendido em uma dimensão mais consciente, e dimensionado de uma forma proporcional.O segundo aspecto é ampliação do repertório linguístico de recursos para nomear suas experiências subjetivas, emoções e sentimentos.
Já o terceiro aspecto destacável, é a capacidade que se adquire de fazer melhores escolhas. Isso decorre da ampliação do seu vocabulário emocional.
Quarto ponto, não menos importante, é a dinâmica que o sujeito administra suas energias vitais. Uma vez que consegue localizar melhor os pontos de dificuldades, poupa energia que antes era despedidas a outro elementos de sua vida.
Por fim, o quinto aspecto é o mais abrangente, pois envolve a maneira do sujeito lidar consigo, com o outro e demandas externas. A partir da capacidade de mudanças de perspectivas, da ampliação do repertorio de recuso linguísticos e emocionais, o sujeito projeta melhores escolhas para si. E isso impacta sensivelmente sua experiência no mundo. Seja consigo mesmo, seu corpo, seu conceito, auto estima e amor próprio, assim como na desenvoltura da capacidade de saber dizer sim e não. Desse modo, não se obriga ser tão responsivo às demandas infinitas do mundo, que por vezes causam sofrimento. Por essa e muitas outras razões, o processo psicoterápico é uma experiência fundamental. Desse modo ajuda o ser humano lidar melhor com seus dramas.
Por Antonio Neto Adorno