Ser ou não Ser – Workaholic

Ser ou não Ser – Workaholic

Trabalhar muito não é sinônimo de trabalhar bem. 

O excesso constante de trabalho provoca um efeito cumulativo de estresse e cansaço, afetando a produtividade e qualidade da entrega. O workaholic saiu de moda.

Há um tempo atrás, era quase sinônimo de qualidade se dizer workaholic e perfeccionista.

Nesta busca pelo ideal inatingível, no cumprimento das infinitas tarefas que caracterizam qualquer trabalho ou, nas também inúmeras e vãs tentativas de atingir a perfeição, o resultado é sempre o mesmo: frustração e cansaço.

Muitos dizem que gostam dessa rotina de 12, 15, 18 horas de trabalho, que faz parte do seu dia a dia, que não se vêem trabalhando menos. 

Inicialmente, é possível atingir bons resultados e antecipar entregas, mas não funciona por muito tempo. Simplesmente, porque não fomos feitos para este desgaste.

Sim, desgaste físico e mental. Enquanto o corpo sente o pesar, os músculos e a coluna começam a reclamar, o sono perde qualidade, a alimentação piora. 

Com  muitas horas diárias de trabalho, fica quase impossível realizar atividades físicas. Nesta conta, a imunidade cai e comprometemos a saúde.

No psicológico, é como se a nossa imunidade baixasse também. Estamos mais estressados, mais irritados, cansados. 

Talvez de mau humor e ansiosos. O problema é que, quando chegamos nisso, é porque nos desfizemos voluntariamente do equilíbrio. 

O corpo e a mente precisam do “tempo parado”, a mente cria no ócio, na imobilidade. É preciso lhe dar tempo e espaço para respirar outros ares, assuntos, ambientes e pessoas. 

Esqueça a perfeição, é apenas um ideal e, por conceito, inalcançável e irreal. 

 

Demita o workaholic que existe em você. 

Transforme-se em um bom funcionário, colaborador, chefe dentro do seu horário de trabalho. 

As horas extras não te tornam melhor. Bom mesmo, é aquele que entrega um trabalho no prazo adequado, sem prejuízos para a saúde. Não esqueça que, doente, você não vai conseguir trabalhar nada.

 

Spazio Psi

A Spazio Psi conta com profissionais especializados em saúde mental, para tratar de estresse, ansiedade, burnout entre outras consequências do excesso de trabalho. Entre em contato!

Add Your Comment